segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Veja, escute e sinta. A cidade está cheia de arte urbana

Um pequeno passeio pelas artes que são feitas  na cidade 




Do espaço cinza e movimentado urbano surgem variados movimentos de arte. Quem mora em grandes cidades enfrenta trânsito, filas, violência e o estresse do dia a dia. Porem tem acesso à cultura e arte que dificilmente acontecem nas cidades do interior. Nesse texto pretendo passar um pouco do maravilhoso mundo artístico, feito de múltiplas influencias culturais, que acontecem, ás vezes ao mesmo tempo, em espaços urbanos. A arte urbana tem uma história bem longa, acontece desde a Grécia antiga, passando pelos trovadores da idade média.


Arte nos muros 

Grafite é uma demonstração de arte  que mistura mensagens  com simbolismos, é um dos expoentes que todos se lembram quando se menciona arte na cidade.

 O nascimento do grafite como conhecemos, se deu em Nova York e Paris nas décadas de 1960 até 1970.

Nesses anos virou atitude comum, manifestar opiniões de descontentamento em paredes e muros, essas mensagens eram consideradas pichações e eram combatidas como vandalismo.

arte e humor no muro 

De mensagens até caricaturas os grafiteiros foram cada vez mais colorindo as cidades e ao mesmo tempo, em alguns casos, deixando marcas de arte.

O grafite está muito ligado com o hip hop, é considerado um dos componentes desse movimento.

O movimento

O Hip Hop teve sua origem em Nova York,  por volta  da década de  1970 no bairro do Bronx.
Graças ao  DJ Kool Herc que trouxe da Jamaica o costume de festas na rua com batalhas de breakdance e equipamentos de som, esse movimento se espalhou rapidamente.

Os movimentos do Hip Hop são:

 

Música
Dança
Grafite- Arte gráfica 
Moda

Aqui no Brasil, o berço do Hip Hop foi o largo São Francisco na década de 1980, onde jovens se reuniam para fazer música e reuniões das mais variadas manifestações artísticas.

Dançarinos são parte importante do HipHop 









O teatro usando as ruas


Além do Hip Hop existem outras formas de arte que se manifestam usando o espaço da cidade como lugar de apresentação .
O teatro de rua é uma manifestação artística, que também perdura por séculos, sempre levando  alegria e reflexão para os mais distantes lugares.

Tendo a premissa de sair do lugar comum ele usa  a cidade como espaço cênico. 
 Muitos grupos aqui no Brasil, estudam e atuam nesse movimento que absorve várias linguagens como canto, dança e circo.

Os grupos que se destacam  na realização  trabalho de teatro de rua são:


Grupo Galpão:
Segundo o site do grupo Galpão:   

 “Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.”

Romeu & Julieta  encenado  em Santos -SP

 Eu tive a oportunidade  de ver a montagem que fizeram  em Santos (SP) de Romeu e Julieta no ano de 2012 .
 O espetáculo é feito em linguagem circense, alguns atores  ficam sobre pernas de pau, usando assim não só o espaço terrestre como o aéreo.




Brava Companhia
 Segundo  o site deles:

 “A Brava Companhia é um grupo de teatro que surgiu em 1998, na periferia sul da cidade de São Paulo, e que desde sua origem realiza uma intensa pesquisa artística e uma ampla ação cultural, que inclui, entre outras coisas, a circulação por centenas de bairros periféricos da cidade, a realização de oficinas e mostras.”

 O espetáculo Este lado para cima”   leva a montagem cênica  para além das palavras, ele realmente interagem com os objetos cênicos  inclusive montando  estruturas e usando elas  como parte da historia que está sendo contada

No canal deles está disponível o espetáculo inteiro   “Este lado para cima” realizado no largo São Bento.


Teatro da Vertigem
Acredito  que esse grupo  levou  a arte teatral  feita no espaço urbano aos extremos.

Fizeram  espetáculos  em  igrejas, cadeias e hospitais, até mesmo no rio Tiete, localizado na cidade de São Paulo, um rio poluído e extremamente mal cheiroso.

O teatro da vertigem com sua visão  mudou a mentalidade  de muitos artistas em termos de espaço  cênico e atuação.

Segundo o site da companhia :

“Movimentos corporais expressivos, recomposições de espaços e investigações do ator. Essas são as principais características do trabalho desenvolvido pelo Teatro da Vertigem, grupo de grande relevância para a cena artística do Brasil.


Formada no início da década de 90 por estudantes que pesquisavam artes cênicas na USP, a companhia nasceu a partir do desenvolvimento de experimentações dramatúrgicas e suas múltiplas possibilidades. Daí veio o nome “Vertigem”, que remete aos lugares de risco, descoberta, criação, aventura e desequilíbrio em que os espetáculos se colocam.”

A cidade, como puderam perceber por tudo que escrevi, não é só lugar para comércio e trabalho árduo, nela cabem inúmeras formas de arte.

Então  ao ver uma artista de rua, saiba que ele está apresentando não só uma forma de arte, mas também renovando uma tradição, admirada  desde a formação das cidades.

 Achei alguns livros  sobre o assunto que vou deixar abaixo;


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário